O Centro Esportivo e Cultural (CEC) é um programa de educação esportiva e cultural da Fundação Educacional São Carlos (FESC), pessoa jurídica de direito público interno, integrante da administração indireta do Município de São Carlos.
Aplica-se ao Centro Esportivo e Cultural o presente Regimento Interno, o Regimento Geral e Estatuto da Fundação Educacional São Carlos e a legislação municipal atinente à instituição.
CLUBE DE LEITURA DA BIBLIOTECA DA FESC CELEBRA DOIS ANOS DO “LIVREMENTE” COM MURAL COMEMORATIVO
Os integrantes do Clube de Leitura da Biblioteca da Fundação Educacional São Carlos (FESC) celebram dois anos de atividades do “Livremente”, um espaço dedicado à troca de experiências literárias e à construção coletiva do conhecimento. Para marcar essa trajetória, os participantes confeccionaram um mural especial, repleto de fotos dos encontros, sessões de cinema, visitas a feiras literárias, oficinas de poesia e cafés, registrando momentos marcantes dessa caminhada.
Desde sua criação, o “Livremente” tem sido um ponto de encontro para amantes da literatura, promovendo debates enriquecedores sobre livros de diversos gêneros e autores. Além das discussões literárias, o clube se destaca por suas atividades culturais, que ampliam o olhar dos participantes sobre a literatura e suas conexões com outras formas de arte.
No dia 16 de abril de 2025 iniciamos a parceria com o Instituto Federal de São Paulo - IFSP ofertando o Curso Preparatório em Matemática para Concursos. A ideia da FESC é ampliar essa parceria e oferecer mais disciplinas como Língua Portuguesa e Informática. Desejamos a todos os alunos determinação e sucesso!
No dia 28 de abril tivemos a entrega das novas indumentárias para o Grupo do Coral “Além do olhar” em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos.
Na última quinta-feira, dia 22 de maio, a Biblioteca da Fundação Educacional São Carlos (FESC) foi palco de uma experiência única de aprendizado e inspiração. As integrantes do “Livremente”, Clube de Leitura da Biblioteca, participaram de uma enriquecedora Oficina de Escrita Criativa, conduzida pela escritora Helena Andrade, da cidade de Valinhos.
Durante a atividade, as participantes puderam conhecer e exercitar técnicas de escrita, aprimorar a expressão textual e explorar sua criatividade na construção de textos literários. Tudo ocorreu em um ambiente descontraído, colaborativo e acolhedor, que estimulou o desenvolvimento pessoal e coletivo das integrantes.
A proposta da oficina foi fortalecer o hábito da escrita, oferecer ferramentas para desbloquear a criatividade e incentivar a produção autoral, além de estreitar os laços entre as amantes da literatura que participam do Clube de Leitura da Biblioteca da FESC.
A iniciativa reforça o compromisso da FESC em promover a cultura, a educação e o acesso ao conhecimento, valorizando a literatura como ferramenta de transformação e desenvolvimento humano.
FESC comemora o dia das mães com apresentações emocionantes da orquestra Cancioneiros do Sertão e com a Camerata Jovem.
São Carlos, 29 de julho de 2025 – Um novo capítulo do esporte educacional começou a ser escrito nesta terça-feira (29/7) no Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC). O 1º Festival Aberto de Futsal Callejero Feminino Infanto-juvenil reúne 120 atletas em uma experiência que substitui a rivalidade tradicional por 𝙘𝙤𝙤𝙥𝙚𝙧𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤, 𝙧𝙚𝙨𝙥𝙚𝙞𝙩𝙤 𝙚 𝙥𝙧𝙤𝙩𝙖𝙜𝙤𝙣𝙞𝙨𝙢𝙤 𝙟𝙪𝙫𝙚𝙣𝙞𝙡.
TUSCA: JOGOS ELETRÔNICOS REALIZADOS NA FESC.
A competição dos jogos eletrônicos (e-jogos) da TUSCA foi realizada durante o dia todo na estação gamer da FESC São Carlos.
Oito equipes universitárias do Estado de São Paulo disputaram durante o dia a competição de (e-jogos ) - da TUSCA em uma arena recém constituída denominada Estação Gamer na FESC.
No dia 16/12 os times da Unicep realizaram uma competição de LOL dentre os seus discentes e competidores externos. A Idéia é fomentar as disputadas para formarem times que possam competir em eventos maiores como o E-Tusca.
Nesta sexta-feira (05/09), às 9h, a Fundação Educacional São Carlos (FESC), unidade Vila Nery, promove uma palestra sobre assédio moral conduzida pelo juiz Paulo César Scanavez, titular da 1ª Vara da Família e Sucessões de São Carlos. O evento, voltado aos servidores, promete trazer reflexões importantes sobre os impactos do assédio moral nas relações pessoais, profissionais e institucionais.
Com vasta experiência na área jurídica e atuação direta em casos que envolvem conflitos familiares e sucessórios, o magistrado abordará os aspectos legais, sociais e psicológicos do assédio moral, destacando formas de prevenção, canais de denúncia e o papel da Justiça na proteção das vítimas.
A palestra integra as ações educativas promovidas pela FESC com foco na cidadania e na conscientização da comunidade sobre temas sensíveis e relevantes. O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, reforçou a importância da iniciativa. “Trazer o juiz Paulo Scanavez para falar sobre assédio moral é uma oportunidade valiosa de ampliar o debate sobre respeito, dignidade e direitos fundamentais. A FESC tem o compromisso de formar cidadãos conscientes, e eventos como este fortalecem nossa missão de promover educação com responsabilidade social”.